Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas técnicas e Comunicados > 16/07/2009 Comunicado MTE 150/09 Bases de Dados RAISMIGRA - Atualização da Trajetória pela RAIS 2007
Início do conteúdo da página

16/07/2009 Comunicado MTE 150/09 Bases de Dados RAISMIGRA - Atualização da Trajetória pela RAIS 2007

Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2016, 12h13 | Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2016, 12h13 | Acessos: 34

No âmbito do processo de evolução contínua do Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho (PDET), está disponibilizada, para uso pelo X OLAP+W (SGT Internet), as bases de dados da RAISMIGRA com trajetória atualizada pela RAIS 2007.

A RAISMIGRA é uma base de dados derivada do registro administrativo Relação Anual de Informações Sociais - RAIS - e visa o acompanhamento geográfico, setorial e ocupacional da trajetória dos trabalhadores ao longo do tempo. A base está organizada de forma longitudinal, permitindo a realização de estudos de mobilidade, duração e reinsersão de indivíduos no mercado de trabalho, o que não é permitido pela base RAIS convencional, que está organizada por ano de referência da declaração dos vínculos.

Existem dois modelos da base de dados RAISMIGRA: o modelo "PAINEL" (posição do trabalhador ao longo do tempo), que permite estudos de mobilidade do indivíduo no mercado de trabalho; e o modelo "VÍNCULO" (relação de emprego formal estabelecida entre um estabelecimento e um trabalhador), que permite estudos de duração (tempo de emprego e desemprego) e reinserção, complementando o potencial de uso da RAIS para acompanhamento do Mercado de Trabalho.

As solicitações de senha para acesso às bases Globais na Internet ou de cortes específicos - RAISMIGRA em DVD ROM, versões PAINEL e VINCULO - devem ser encaminhadas ao MTE pelo endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., informando o contexto do uso e os dados para identificação e contato (nome, instituição, telefone). Cabe ressaltar que a base RAISMIGRA é destinada aos usuários que conhecem profundamente a RAIS, tendo em vista que sua organização potencializa os defeitos conhecidos de registros administrativos, principalmente em níveis mais detalhados de pesquisa, como município e ocupação. Isto porque são unificadas as informações de anos distintos, que têm diferentes níveis de qualidade e cobertura de declaração.

Informações sobre o Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho - PDET - podem ser obtidas na Internet, no endereço Ministério do Trabalho e Emprego (PDET) na Internet. Para esclarecimentos adicionais, deve-se fazer contato com a unidade de atendimento (pelo menu "APOIO AO USUÁRIO") de sua região ou enviar mensagem para a CGET no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Fim do conteúdo da página