Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas técnicas e Comunicados > 16/11/2009 Nota Tecnica MTE 078/09 CAGED - Orientações para Utilização das Bases de Dados
Início do conteúdo da página

16/11/2009 Nota Tecnica MTE 078/09 CAGED - Orientações para Utilização das Bases de Dados

Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2016, 12h35 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2017, 17h14 | Acessos: 100

O CAGED constitui importante fonte de informação do mercado de trabalho de âmbito nacional e de periodicidade mensal, contemplando as movimentações de admissões e desligamentos dos trabalhadores. Segundo os dados de 2009, o CAGED contempla cerca de 650 mil estabelecimentos declarantes por mês, com uma média de 2,8 milhões de movimentações (cerca da metade de admissões e a outra metade de desligamentos), onde não são consideradas as movimentações de transferência de entrada e saída.

A partir deste registro é gerada a base CAGED Estatístico, cuja unidade de armazenamento é o movimento de admissão ou desligamento. Para se obter as movimentações de admissão e desligamento em determinado período, devem ser selecionadas as variáveis COMPETENCIA (Competência em que a movimentação foi declarada) e ADM/DES (Indicador de Admissão ou Desligamento), além da variável SALDO MOV (Saldo da Movimentação), referente à diferença entre as admissões e desligamentos. Alguns indicadores que podem ser obtidos desta base são:

  • Total de admitidos, desligados e saldo por sexo, segundo a faixa etária;
  • Total de admitidos, desligados e saldo por faixa etária, segundo o grau de instrução;
  • Total de admitidos, desligados e saldo, segundo a ocupação e a remuneração;
  • Total de admitidos, desligados e saldo, segundo tempo no emprego e remuneração, etc.

Recomenda-se cautela na utilização e análise de algumas questões do CAGED, conforme abaixo:

  • Utilização e análise dos dados das movimentações de admissão e desligamento do CAGED com grau de instrução nível superior completo e com baixo salário mensal, a qual ocorre principalmente devido à existência de ocupações com baixa carga horária semanal (por exemplo, categoria dos professores). Devido a este comportamento, a partir da competência 08/2009 do CAGED, foi alterado o critério de geração da variável HORAS CONTR (Horas Contratuais) para passar a considerar horas menores que 10, que anteriormente eram zeradas.
  • Utilização e análise dos dados das movimentações de admissão e desligamento do CAGED por faixa etária, visto que as informações referentes à idade são estáticas para os meses nos quais são informadas, portanto válidas para o mês em questão, mas não refletem a mudança de idade que ocorre ao longo do ano nas faixas que estão perto dos limites das faixas, ocasionando um viés na leitura dos dados.
  • Utilização e análise do subsetor ALIM E BEBIDAS (Indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico), o qual incorpora a classificação CNAE 23400 - Produção de álcool. Considerando a mudança na produção do álcool, hoje mais ligada ao álcool combustível, a classe poderia estar ligada ao subsetor IND QUIMICA (Ind. química de produtos farmacêuticos, veterinários, perfumaria,...), mas foi mantida para evitar distorção na série histórica. Entretanto, deve-se ter atenção a fim de evitar interpretação incorreta referente ao crescimento ou queda do subsetor ALIM E BEBIDAS.

Mais informações sobre este e outros produtos do PDET podem ser obtidas na Internet, no endereço http://portal.mte.gov.br/portal-pdet/. Para esclarecimentos adicionais, recomenda-se fazer contato com a unidade de atendimento de sua região ou enviar mensagem para CGET no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Fim do conteúdo da página