Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas frequentes > Base de Dados - Acesso
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Pesquise sua pergunta

Base de Dados - Acesso

Quem pode fazer parte do PDET - Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho?

Pessoa Física e juridica- Mediante preenchimento de um cadastro, no endereço http://pdet.mte.gov.br/solicitacao-de-acesso-online  
Obs.: Preenchimento de Formulário eletrônico de solicitação de acesso.

Quais são as opções para acesso às Bases de Dados do Programa de Disseminação?

O acesso às informações estatísticas do Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho - PDET, pode ser feito mediante três modalidades:
1) No sítio do Ministério do Trabalho, onde se encontra uma série de pesquisas e análise
2) Acesso Online (DARDO WEB), mediante solicitação com preenchimento e o envio de cadastro do pesquisador solicitante (pessoa física) e mediante assinatura de um Termo de Compromisso (pessoa juridica)
3) Microdados, em TXT, no endereço ftp://ftp.mtps.gov.br/pdet/microdados

 OBS:Os microdados em txt podem ser manipulados com softwares estatísticos ou de banco de dados. Os mais conhecidos que podemos indicar são o Access, o R (gratuito), o SPSS ou SAS, entre outros.

Quais são os produtos em disponíveis no Programa de Disseminação ?

Os produtos são: RAIS (RAIS Trabalhadores e RAIS Estabelecimentos), CAGED Estatístico e Fora do Prazo, no acesso online ou as consultas: CAGED Ajustes, Evolução do Emprego do CAGED, CAGED Estabelecimento, Perfil do Municpío, ISPER - dados por município e microdados, em TXT. .

Como obter acesso às Bases de Dados na INTERNET?
O que é DARDO WEB?

O DARDO WEB é o software que permite a recuperação de informações em tempo reduzido na utilização das bases de dados do MTE (RAIS e CAGED), disponível na internet. Com o DARDO WEB é possível elaborar cruzamentos de diversas variáveis, tais como: emprego por gênero, admissões e desligamentos por setor de atividade, dentre outras.

Como reativar a parceria com o Ministério do Trabalho, e voltar a participar do PDET ?

O processo devera ser reiniciado enviando novo termo de compromisso, conforme orientações no endereço http://pdet.mte.gov.br/como-participar

Como uma pessoa física ou pesquisador independente pode ter acesso aos dados estatísticos?

Qualquer pessoa física poderá ter acesso on-line (DARDO WEB), às informações estatísticas do CAGED e da RAIS, mediante o preenchimento de formulário eletrônico de solicitação de acesso, através da Internet. ver endereço http://pdet.mte.gov.br/como-participar

Os usuários das bases de dados do MTB poderão participar de algum grupo de discussão para interagir sobre à sua utilização ?

Está ativo o grupo de discussão O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., um foro virtual cujo objetivo é promover debates sobre o mercado de trabalho e suas pesquisas, além de poder receber críticas, sugestões e contribuições relacionadas ao Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET). Entre outras atividades, este grupo de discussão permite uma troca de experiências na utilização das bases de dados; divulgação de novos produtos; evolução de outros produtos já existentes, esclarecimento de dúvidas em relação às bases de dados e ferramentas de acesso. Todos os usuários cadastrados no PDET são convidados através de e-mail para interagir nesse ambiente virtual.

O que é necessário para participar do grupo de discussões dos usuários das bases de dados?

Para participar do grupo de discussões do Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho - PDET, envie uma mensagem em branco para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Você receberá uma mensagem de confirmação de inscrição. Basta responder a esta mensagem e sua inscrição será feita automaticamente.

O que é Base Series Históricas e como proceder para instalar e atualizar as informações do X Time Analysis ?

Produto desativado. Ver Comunicado  176/11 sobre a Suspensão da Distribuição da Base de Dados de Séries Históricas.

Fim do conteúdo da página