Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Base de Dados

Publicado: Quinta, 19 de Maio de 2016, 10h06 | Última atualização em Segunda, 19 de Fevereiro de 2018, 16h45 | Acessos: 1798

Base de Dados

CAGED

O CAGED Estatístico é uma base de dados estatística gerada a partir da declaração do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Organizada em nível da movimentação (admissões e desligamentos), contém todas as movimentações informadas, por competência de referência. Sua periodicidade é mensal e suas informações estão disponíveis desde a competência 01/2004, devendo retroagir até 01/1996. A base é disponibilizada pelo Acesso Online na Internet.

Segue abaixo algumas informações que podem ser obtidas a partir desta base:

  • Total de admitidos/desligados por faixa etária
  • Total de admitidos/desligados por gênero, segundo a faixa etária
  • Total de admitidos/desligados por faixa etária, segundo o grau de instrução
  • Total de admitidos/desligados, segundo a ocupação e a remuneração
  • Total de desligados, segundo tempo no emprego e remuneração
  • Total de admitidos/desligados por UF e setor

 

RAIS

A RAIS é uma base de dados estatística gerada a partir da declaração da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). Estão disponíveis as bases RAIS Trabalhadores e RAIS Estabelecimentos. Ambas estão disponíveis no Acesso Online pela Internet, para o período de 1985 até o último ano da RAIS disponível.

A base RAIS Trabalhadores é organizada em nível do vínculo, contém todos os vínculos declarados (ativos e não ativos em 31/12). Abaixo algumas informações que podem ser obtidas a partir do uso desta base:

  • Número de empregados em 31 de dezembro, segundo faixa etária, escolaridade e gênero por nível geográfico, setorial e ocupacional;
  • Número de empregados por tamanho de estabelecimento, segundo setor de atividade econômica;
  • Remuneração média dos empregos em 31 de dezembro, segundo ocupação e setor de atividade econômica por nível geográfico.

 

A base RAIS Estabelecimentos é organizada em nível do estabelecimento. Contém tanto os estabelecimentos com vínculo declarado quanto os estabelecimentos sem vínculo informado no exercício (RAIS negativa). Abaixo informações que podem ser obtidas a partir desta base:

  • Freqüência de estabelecimentos declarantes
  • Informações do Estoque (quantidade de empregos em 31/12)
  • Nível geográfico;
  • Nível setorial;
  • Natureza jurídica;
  • Tamanho do estabelecimento;
  • Indicador de RAIS Negativa.


RAISMIGRA

ATENÇÃO: disponível somente até o ano-base de 2009, mediante envio Cadastro para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


A RAISMIGRA é uma base de dados derivada do registro administrativo Relação Anual de Informações Sociais - RAIS - e visa o acompanhamento geográfico, setorial e ocupacional da trajetória dos trabalhadores ao longo do tempo. A base está organizada de forma longitudinal, permitindo a realização de estudos de mobilidade, duração e reinsersão de indivíduos no mercado de trabalho, o que não é permitido pela base RAIS convencional, que está organizada por ano de referência da declaração dos vínculos.

Existem dois modelos da base de dados RAISMIGRA: o modelo "PAINEL" (posição do trabalhador ao longo do tempo), que permite estudos de mobilidade do indivíduo no mercado de trabalho; e o modelo "VÍNCULO" (relação de emprego formal estabelecida entre um estabelecimento e um trabalhador), que permite estudos de duração (tempo de emprego e desemprego) e reinserção, complementando o potencial de uso da RAIS para acompanhamento do Mercado de Trabalho.

Dentre os estudos possíveis com o uso da base RAISMIGRA, se destacam: o planejamento e avaliação de políticas de capacitação profissional; a orientação de programas de intermediação de mão de obra; a definição de políticas públicas de geração de emprego voltadas para mercados em crise; a avaliação do impacto de incentivos fiscais governamentais; e o estudo das consequências de privatizações.

 O acesso pela Internet oferece visão completa (Brasil, todos os setores, trajetória completa). Assim, as instituições que têm interesse no uso dessa base devem solicitar acesso ao Ministério do Trabalho, informando modelo desejado ("PAINEL" e/ou "VÍNCULO"), objetivo do estudo, contexto da pesquisa (nível setorial, geográfico e/ou ocupacional, período) e os dados para contato (nome, instituição, telefone). Após análise e aprovação do Ministério do Trabalho, é enviada a senha para acesso via Internet.

A base é destinada, preferencialmente, aos pesquisadores do Mercado de Trabalho que já conhecem os registros administrativos do Ministério do Trabalho, em especial, a RAIS, tendo em vista que a organização longitudinal potencializa os defeitos de qualquer registro administrativo, principalmente nos níveis mais detalhados de pesquisa, como município e ocupação. Isto porque são unificadas as informações de anos distintos, com diferentes níveis de qualidade e cobertura de declaração. Apesar da cobertura global da RAIS ser alta, a mesma é diferente em cada nível setorial e geográfico. Assim, o Ministério do Trabalho e Emprego sugere a utilização da RAISMIGRA para aqueles usuários já acostumados a trabalhar com a RAIS.

 

Fim do conteúdo da página