Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Guia Brasileiro de Ocupações
Início do conteúdo da página

Guia Brasileiro de Ocupações

Publicado: Segunda, 14 de Março de 2022, 13h43 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 10h16 | Acessos: 6172

O Guia Brasileiro de Ocupações é uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho cujo objetivo é facilitar o acesso ao público geral das informações sobre as ocupações existentes no mercado de trabalho brasileiro, seus componentes e principais indicadores.

O guia é composto por dois painéis de pesquisa (desenvolvidos inicialmente em versão desktop): um voltado para a natureza e o conteúdo das ocupações Características das Ocupações e outro, para apresentar as principais características e comportamentos do mercado de trabalho: As Ocupações e o Mercado de Trabalho Assalariado Formal. Os painéis são construídos com uma navegação intuitiva e acessível para a diversidade de público usuário.

O painel de Características das Ocupações apresenta em profundidade as atividades realizadas, conhecimentos, atitudes e habilidades tipicamente possuídas pelos trabalhadores de cada ocupação no nível mais detalhado. Trata-se de uma ferramenta para que os usuários conheçam as descrições e conteúdo das ocupações. As informações dispostas no painel têm como origem a Classificação Brasileira de Ocupações e o Quadro Brasileiro de Qualificações. Usuários avançados que tenham interesse de saber informações mais detalhadas podem acessar esses links e realizar consultas diretamente. Ademais, para facilitar o entendimento do painel disponibilizamos ainda um dicionário com os principais conceitos utilizados na sua construção.

 Já o painel “As Ocupações e o Mercado de Trabalho Assalariado Formal” descreve a realidade dos trabalhadores no exercício de suas ocupações no mercado de trabalho. Ele traz informações como a quantidade de trabalhadores registrados que desempenham a ocupação, seu salário médio, perfil sociodemográfico, distribuição geográfica, perfil das empresas contratantes, entre outros. Esse painel traz ainda informações sobre as vagas disponibilizadas e preenchidas no sistema público de emprego para cada ocupação. A principal fonte de informação para esses painéis são os registros administrativos da RAIS e do NOVO CAGED. As informações retiradas dessas fontes são tratadas e adequadas para a melhor visualização da realidade de cada ocupação.

Fim do conteúdo da página