Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Relatório de Transparência Salarial
Início do conteúdo da página

Lançamento do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 11h00 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2024, 10h31 | Acessos: 11656

Seguindo o cronograma de ações da política de igualdade salarial entre mulheres e homens, o Ministério do Trabalho e Emprego divulga a primeira versão do Painel do Relatório de Transparência Salarial.

A iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério das Mulheres atende ao que determina o Decreto nº 11.795/2023, publicado em novembro do ano passado para regulamentar a Lei nº 14.611, de 2023 que estabelece a obrigatoriedade de igualdade salarial entre mulheres e homens.

O painel do 1º semestre de 2024 apresenta: a) dados agregados a nível nacional e por UF, declarados pelas empresas do setor privado na RAIS 2022 dos estabelecimentos com 100 ou mais vínculos ativos em 31/12 do ano-base e b) respostas ao Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios enviadas entre fevereiro e março de 2024.

Através da RAIS 2022 são apresentados os quantitativos de estabelecimentos e vínculos, remuneração média e salário contratual mediano, bem como as razões da remuneração e do salário das mulheres com relação aos homens. Ainda, os dados são desagregados por sexo e raça ou cor e por grande grupo ocupacional da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Já as respostas do relatório são apresentadas de acordo com grau de adesão à política, critério remuneratório, ou ação para as mulheres, pelos estabelecimentos da UF ou do agregado nacional.

Para acessar o link do Painel do Relatório de Transparência Salarial, clique aqui.

Para acessar a apresentação do Relatório Nacional de Transparência Salarial, clique aqui.

Para consultar e gerar os relatórios por estabelecimento, clique aqui.

 

 

Fim do conteúdo da página