Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Programa
Início do conteúdo da página

O Programa PDET

Publicado: Quinta, 19 de Maio de 2016, 10h06 | Última atualização em Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 10h21 | Acessos: 20402

Apresentação

O Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET) tem por objetivo divulgar informações oriundas de dois Registros Administrativos, RAIS - Relação Anual de Informações Sociais - e CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, à sociedade civil.

Por meio desse Programa, o Ministério da Economia vem procurando disseminar informações cada vez mais abrangentes sobre o mercado de trabalho, utilizando diferentes tipos de mídia e atingindo, assim, diferentes grupos de usuários.

Histórico

Devido à crescente demanda por dados conjunturais do mercado de trabalho e a necessidade do Ministério da Economia, de contar com estatísticas mais completas, mais consistentes e mais ágeis, foram implementadas expressivas alterações ao sistema CAGED. Como decorrência dos substanciais avanços, foram construídos, a partir de 1983, o índice mensal de emprego, a taxa de rotatividade e a flutuação da mão-de-obra (admitidos / desligados).

Os aperfeiçoamentos ocorridos no sistema CAGED e também na metodologia de tratamento dos dados tornaram esse registro administrativo uma das principais fontes de informações estatísticas sobre o mercado de trabalho conjuntural. O CAGED apresenta desagregações idênticas às da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais, em termos geográficos, setoriais e ocupacionais, possibilitando a realização de estudos que indicam as tendências mais atuais. No aspecto conjuntural, é a única fonte de informação com nível de desagregação municipal, sendo, portanto, imprescindível à elaboração de diagnósticos acerca das políticas públicas de emprego, como também, no monitoramento sobre implantação de programas sociais do governo.

Notas Técnicas e Comunicados

Nas diferentes formas de acesso já mencionadas, é imprescindível a leitura das Notas Técnicas e Comunicados. Nestas Notas estão relacionadas as principais definições, as metodologias aplicadas e os procedimentos adotados, que transformaram os dados brutos, prestados nas declarações da RAIS e do CAGED por parte das empresas, em informações estatísticas sobre o mercado de trabalho formal.

Outras Informações

Está disponível na FAQ, resposta para sua dúvida sobre o acesso às bases de dados, as formas de divulgação, o conteúdo e o uso das bases RAIS e CAGED. Clique aqui

Além do Material de Divulgação disponível na Internet, disponibilizamos um foro virtual que visa promover o debate, o acolhimento de críticas, sugestões e contribuições relacionadas ao Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET). Para participar do grupo de discussões do Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho - PDET, solicite para participar do grupo de Estatísticas do Trabalho no Google Groups (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

Endereço

Quaisquer informações adicionais ou correspondência podem ser encaminhadas para:

Coordenação Geral de Cadastros, Identificação Profissional e Estudos - CGCIPE
Esplanada dos Ministérios, Bloco F - Edifício Sede, Ala B, Sala 531
Brasília - DF - CEP 70.056-900
Telefone: (61) 2031-6666 ou (61) 2031-6667
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fim do conteúdo da página